A Fazenda

A fazenda
A Mangaratiba Cafés conta com uma área total de 246,84 ha, sendo 161 ha destinados ao cultivo de café, 51,04 ha de reserva legal e 34,8 distribuídos em infraestrutura, pastos e área de preservação permanente.
Nossa História
Naturais das cidades de Ribeirão Preto e Guaíra, ambas do interior de São Paulo, os proprietários tiveram suas carreiras estabelecidas no setor privado e nunca haviam tido contato com a agricultura cafeeira. Porém a paixão pelo café e pela vontade de mudar radicalmente e apostar no setor rural fizeram com que ambos direcionassem suas vidas para a realização deste sonho e, após cinco anos de muita pesquisa, chegaram à Fazenda São Jose da Mangaratiba. A propriedade foi adquirida em 2019 e no ano seguinte já contava com a certificação UTZ. E desde 2022 possui também o selo de certificação Rainforest Alliance.
Localizada em uma região montanhosa, com altitudes acima de 1.000 metros e temperaturas amenas que favorecem a produção de cafés de qualidade, a propriedade conta com uma estrutura de terraciamento, que permite o fácil acesso a todas as áreas de lavoura, independentemente da inclinação do terreno.
Possui toda a estrutura para o processamento pós colheita como via úmida, terreiros, secadores, benefício e rebenefício de café. São cultivados cafés arábica em sua totalidade, sendo as variedades: catuaí vermelho e amarelo, catucaí e mundo novo.
Quanto aos colaboradores, é importante reforçar que existe uma preocupação dos proprietários com relação à garantia dos direitos de todos, sejam os moradores da fazenda juntamente com suas famílias, sejam aqueles que se deslocam para a propriedade, principalmente no que diz respeito à discriminação, trabalho forçado, trabalho infantil, violência e assédio, além de garantir que todos tenham boas condições de moradia e salário digno.
A propriedade também possui um plano de gerenciamento de resíduos sólidos cujo objetivo principal é identificar e avaliar os potenciais geradores de resíduos assim como o tratamento adequado para cada um deles. Algumas das ações são distribuição de coletas seletivas de lixo, conscientização de funcionários e moradores, reciclagem sempre que possível (devolução aos revendedores e/ou vendas de recicláveis), destinação correta dos resíduos (aterros sanitários municipais, caçambas municipais, centros e empresas de coletas, etc.), garantia de destinação final adequada e proibição de queima de lixo, entre outras.
Além do comprometimento com a agricultura sustentável, a fazenda possui um Plano Ambiental que preza pela conservação do meio ambiente, mantendo áreas de reserva, revitalizando e monitorando as nascentes e apps e preservando a fauna e flora nativas.
Todas essas ações possuem seu foco voltado para sustentabilidade dentro dos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), que se baseiam em práticas envolvendo aspectos ambientais, sociais e de governança.
A Mangaratiba Cafés compartilha destes princípios.














